ENTENDA O COACHING

Conheça o mais eficaz processo existente no mundo capaz de ampliar resultados de pessoas e profissionais!

Coaching é uma assessoria pessoal e profissional que visa potencializar o nível de resultados positivos nas diversas áreas da vida de um cliente, grupo ou empresa. É uma parceria entre o coach (profissional) e o cliente que busca a evolução, crescimento, aperfeiçoamento, felicidade, bem-estar e o aprimoramento de sua qualidade de vida.

O processo de coaching leva o cliente a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas. Este processo pode ser focado no aumento de performance ou na mudança, transformação e aprendizado.

Coaching é uma nova profissão. Combina prática e procedimentos distintos visando dar suporte aos clientes para que criem uma vida ideal.

O Coaching é um processo que envolve o diálogo entre o coach e seu cliente, diálogo este que tem como objetivo levar o coachee a encontrar mais satisfação em sua vida. Isso é obtido por meio de procedimentos específicos e acompanhamento contínuo, até que o cliente atinja uma determinada meta ou objetivo.

O crescimento do coaching 

Pesquisas realizadas em todo o mundo comprovam que o coaching é uma profissão em ascensão. Sabe por quê? Porque o coaching está em total sintonia com as necessidades da vida moderna.

Experimente fazer uma lista do que as pessoas mais buscam hoje em dia, e você verá que o coaching é capaz de maximizar suas chances de atingir esses objetivos:

  • Encontrar o equilíbrio entre vida pessoal e familiar
  • Adquirir as habilidades necessárias para destacar-se num mercado cada vez mais competitivo
  • Ter mais dinheiro, felicidade e qualidade de vida

Seja qual for a necessidade do ser humano contemporâneo, o coaching o ajudará a chegar lá, mesmo – e principalmente – em tempos de crise. O mesmo é válido para as empresas que buscam mais resultados no turbulento e desafiador mundo dos negócios do século 21.

Veja este exemplo:

Uma pesquisa encomendada pela Associação Americana de Gestão ao Instituto de Produtividade Corporativa investigou a prática do coaching em um universo composto por empresas dos Estados Unidos, Europa e Oriente Médio. A conclusão foi que o coaching está diretamente relacionado ao aumento de desempenho. Entre os executivos entrevistados:

  • 71% melhoraram suas relações profissionais com os supervisores imediatos
  • 67% aprimoraram suas equipes
  • 63% melhoraram as relações profissionais com os colegas
  • 61% passaram a sentir mais satisfação com o trabalho

As bases do coaching 

O coaching é um processo estruturado que utiliza ferramentas e metodologias cientificamente validadas. Além disso, utiliza conceitos e conhecimentos oriundos de diversos campos do saber humano. Tudo isso para entender como nós pensamos, sentimos, reagimos, aprendemos, mudamos, evoluímos, nos motivamos e nos relacionamos.

Dessa forma, o coach torna-se um profissional altamente preparado para atuar com eficácia em todos esses aspectos, respeitando, é claro, princípios éticos minuciosos, compilados no Código de Ética e de Conduta do Coach.

Validação científica 

O ponto de partida para validar cientificamente uma prática é o desenvolvimento de metodologias e técnicas com base em modelos teóricos. A etapa seguinte consiste em aplicar essas metodologias e técnicas em um universo identificável. A seguir, os resultados são coletados e organizados dentro dos parâmetros das pesquisas científicas. Depois disso, relatórios são gerados e publicados para que os resultados possam ser conhecidos e replicados, possibilitando a validação científica. Quando dizemos, por exemplo, que o coaching contribui para a elevação da performance, é porque essa afirmação foi demonstrada e replicada por inúmeras pesquisas.

Um exemplo de pesquisa que gera validação científica é o estudo realizado pelos pesquisadores da Universidade de Sydney, liderados por Anthony Grant. Ele comparou os resultados de executivos que realizaram e que não realizaram sessões de coaching, constatando que os executivos que fizeram coaching apresentaram:

  • Mais resiliência
  • Maior bem-estar no ambiente de trabalho
  • Menor propensão à depressão
  • Maior adaptabilidade às mudanças organizacionais do que os executivos que não fizeram coaching

Veja as diferenças:

Processo e Parceria

Processo Uma das definições de processo é: conjunto sequencial de procedimentos e ações que visa atingir uma meta ou objetivo. Por ser um processo, o coaching possui procedimentos definidos; tem começo, meio e fim; e transcorre em determinado período de tempo. No processo de coaching, o cliente é levado a buscar novos entendimentos, alternativas e opções capazes de fazer com que ele amplie suas realizações e conquistas.

Parceria é a associação de dois ou mais indivíduos, que decidem colaborar para atingir determinado fim. Esta finalidade é estabelecida pelo cliente, que pode buscar evolução e crescimento; felicidade e bem-estar; sucesso profissional e diversos outros objetivos.

Na parceria de coaching, o coach entra com:

  • Seu conhecimento e expertise
  • Apoio e suporte
  • Sigilo e não julgamento
  • Confiabilidade
  • Comprometimento com o cliente
  • Competências para atuar bem e responsabilidade por sua atuação

E o coachee entra com:

  • Disposição para a mudança
  • Responsabilidade para entrar em ação
  • Comprometimento com o processo de coaching

Nenhum dos processos abaixo...

Consultoria

Um coach jamais oferece soluções ou caminhos para seus clientes. E este é um dos fatores que traz grande sucesso aos processos de coaching. Através de técnicas específicas, o coach faz com que o coachee descubra por ele mesmo o que e como deve ser feito para alcançar o objetivo desejado ou superar determinadas dificuldades.

Aconselhamento

Conselheiros focam em suas experiências passadas para melhorar o desempenho futuro de seus clientes. O coaching trabalha com a premissa de que a experiência passada por um indivíduo pode não ser plenamente útil para outro. Muitas vezes, é necessário contratar um trabalho de um conselheiro e altos executivos utilizam freqüentemente deste expediente para tomar decisões estratégicas organizacionais. Conselheiros são pessoas que tiveram sucesso em sua área de atuação e são valiosos por representar a voz da sabedoria.

Mentoring

Mentores, através dos séculos têm sido gurus e indivíduos que possuem larga experiência nas áreas nas quais dão apoio aos outros. Mentores oferecem conselhos e acompanham a evolução de seus pupilos. Os coaches não oferecem conselhos e acompanham a evolução de seu cliente por um tempo determinado de trabalho. Nos trabalhos de coaching existe uma transferência de conhecimento do coach para seu cliente, de tal forma que rapidamente o cliente começa a ter novas formas de pensar e a agir. Com isto, um bom coach não oferece o peixe, mas ensina seu cliente a pescar.

Terapia

A psicologia trabalha com pessoas disfuncionais para torná-las funcionais. A abordagem é totalmente distinta, mesmo para algumas linhas da psicologia que trabalham com foco em realização de metas, como a cognitiva. O coaching trabalha somente com pessoas funcionais e possui um processo fortemente estabelecido para realização de metas mensuráveis.

Esta diferença é fortemente evidenciada quando saímos do campo do pessoal e entramos no mundo dos negócios. O coaching conseguiu se estabelecer no mundo dos negócios porque foi capaz de trazer resultados para a organização e isto implica, necessariamente, que o coach tenha capacidade de ir além dos aspectos de conhecer o indivíduo e suas realizações, conhecendo também estratégias de negócio e com expertise para aprimorar a liderança e a performance de times de trabalho.

Pessoas que buscam o sucesso fazem o coaching!

TOP
A Versatto liga para você!

Receba atendimento personalizado e rápido!

x